Ovos de Páscoa

A Páscoa sempre foi assinalada cá em casa, como família tradicional que somos. Das memórias de infância, ficam sempre os ovos cozidos e com cores fortes. É isso que vos trago hoje, alguns ovos tingidos com corantes naturais e que facilmente poderão ter em casa ou comprar no supermercado. Certamente que muitos de vocês já conhecem estes truques, que já vem de  pais e avós que foi o que aconteceu no meu caso. Aqui explico a técnica que uso para quem quiser decorar os ovos de uma maneira simples além de os tingir apenas. Não vou colocar quantidades, já que isso fica ao critério de cada um e confesso que o fiz um pouco a olho. Espero que gostem.

Para tingir e decorar os ovos vão precisar:
– Ovos crus (claro ! No meu caso usei os mais usuais por cá, mas poderão usar os brancos para ter uma cor mais fiel.)
– Panela ou Tacho onde irão colocar os ovos com água e outros ingredientes
– Vinagre
– Casca de Cebola, que irá dar a cor escura mais acastanhada
– Couve Roxa que irá dar a cor azulada/cinzenta
Collants antigos
– Pequenas flores ou plantas a gosto

Comecei por escolher pequenas plantas e junto aos ovos, colocando de seguida nos collants. É importante que fiquem o melhor “coladas” possível aos ovos e esticar bem o tecido dos collants já que são estes que irão permitir que não saiam do sítio enquanto os ovos cozem. No final dei um nó, junto ao ovo ficando assim pronto. O processo foi repetido com mais ovos e várias plantas, ficando no final com um aspeto semelhante ao apresentado.

De seguida comecei a preparar o “corante natural”. Usei casca de cebola para a cor mais escura, meia acastanhada. A estas cascas adicionei água apenas. No caso da couve roxa, cortei as folhas em vários pedaços e além de água adicionei vinagre.

Depois dos ingredientes misturados, levei ao lume. Deixei cozer e no caso das cascas de cebola desliguei quando vi que começaram a ficar castanhos e retirei de imediato. Para mim esta é a cor mais fácil de obter.

No caso dos ovos com couve roxa, após desligar deixei-os a repousar na mesma água com que ferveram. Isto permitiu dar uma cor cinzenta/azulada mais intensa.

Após tudo isto é hora de retirar os ovos dos collants, com a ajuda de uma tesoura e “descolar” as pequenas plantas.
Et voilá… Aí estão os vossos ovos decorados e com cor. Aqui fica o meu resultado final, como podem ver algumas cores variaram… Já conheciam? Quais os vossos truques?
Se tiverem alguma dúvida que possa esclarecer não hesitem em contactar.

ovos pascoa easter egg

 

3 comments

Deixar uma resposta