Claus Porto

Claus Porto



Claus Porto é um dos mais recentes espaços a visitar na cidade do Porto. Em plena renovada e turística Rua das Flores, é no número 22 que se pode encontrar e conhecer um pouco mais da marca que foi fundada por Alemães nesta cidade em 1887.



A marca que está agora a celebrar os seus 130 anos, encontra-se distribuída neste espaço por três diferentes pisos idealizados pelo Arquitecto João Mendes Ribeiro. Na entrada, fui simpaticamente recebida por uma colaboradora, que quis saber se conhecia já a marca e que dá uma breve explicação de como se divide o espaço. Neste piso, é possível ver alguns dos artigos para venda com algumas coleções clássicas da marca e também a famosa Água de Colónia. À medida que se avança, encontramos um corner dedicado à barbearia e também para a coleção do famoso Musgo Real. Este é então o piso de loja, onde é praticamente impossível ficar indiferente à decoração, quer pelas fotografias de outros tempos que contam um pouco a história da marca, o chão e as peças em mármore aqui e acolá.



























No piso seguinte, acessível por escadas funciona como museu. Lá são ainda mais as fotografias que podemos encontrar assim como diplomas de prémios e distinções da marca ao longo dos anos. Além disso faz parte ainda alguns rótulos e embalagens antigas de sabonetes, de vários pontos de história da marca onde se inclui outras marcas, como a Ach Brito cujo fundador tornou-se sócio e mais tarde integrou a Claus Porto, cujo fundador teve de sair do país por causa da primeira guerra mundial.

Além destes rótulos e marcos históricos, há um espaço dedicado apenas à história do Musgo Real, que é a designação que os produtos masculinos da marca receberam a partir de 1936. Esta recebeu um rebranding em 2016, para alterar a sua identidade visual sem comprometer a sua história.

No último piso, está apenas disponível para workshops e infelizmente não pude desta vez visitar. Mais uma vez o seu acesso é feito a partir de escadas, mas desta vez tem como que um jardim vertical a convidar a visitar o espaço. Vários são os workshops disponíveis como o The Scent Lab, Traditional Letterpress ou o The Mini Soap  Factory, para que possamos descobrir os segredos por detrás da produção dos sabonetes da marca. Além disso, ainda há a possibilidade de visitas guiadas com duração de 45 minutos.







[one_half padding="0 5px 0 0"][/one_half][one_half_last padding="0 0 0 5px"][/one_half_last]



[caption id="" align="alignnone" width="1024"] Caixas vintage da Claus Porto, na altura Claus & Schweder.[/caption]



[caption id="" align="alignnone" width="1500"] Exposição Musgo Real[/caption]












Claus Porto - The Flagship Store

Rua das Flores, 22
Porto

clausporto.com
A  Claus Porto é um dos mais recentes espaços a…