Escapadinha a Chaves (e um pouco de Vidago...)

Escapadinha a Chaves (e um pouco de Vidago...)

 Chaves como muitos devem saber é uma cidade do norte de Portugal mas cuja história conta com vários séculos estando ligada até aos romanos. É precisamente daí que deriva o nome de quem por ali vive, os Flavienses derivando do seu nome em latim: Aquae Flaviae. Histórias à parte, esta é uma cidade com menos habitantes que porto ou Lisboa, mas mesmo assim cheia de vida. Não só durante o dia mas também à noite, vimos sempre alguém na rua a passear ou a tomar um copo nos vários bares espalhados pela cidade.


Durante esta estadia, foram vários os pontos que consegui visitar. Alguns mostram bem a passagem dos romanos pela cidade, como a ponte de Trajano que é talvez dos pontos mais conhecidos da cidade. As duas colunas com inscrições em latim, testemunham a sua construção durante o reinado do imperador Trajano e que dá assim nome à ponte. Num dos extremos da ponte, encontra-se a casa onde viveu o arquiteto Nadir Afonso, passando quase despercebido aos olhos dos demais mas para o qual alguém amavelmente nos chamou à atenção.


Entrada do Forte de São Francisco
Da história e locais a visitar fazem ainda parte o largo de Camões, que se supõe que fosse esse o local do fórum em tempos de romanos e ainda a Rua Direita. Aliás é no largo de Camões que se situa o Museu da Região Flaviense (Paço dos Duques de Bragança) para quem quiser ver mais artigos e conhecer historia mais de perto. Na mesma praça está a Igreja Matriz, o edifício da Câmara Municipal, Igreja da Misericórdia. Não muito longe encontramos o Castelo de Chaves e também um Pelourinho. Além destes locais, existem ainda várias fortificações espalhadas pela cidade e muitas reabilitadas e transformadas em hotéis e restauração. É o caso do Forte de S. Francisco e Forte de São Neutel. 

Além dos vários pontos de atração turística, muitos são os edifícios onde se situam serviços como os CTT por exemplo ou até escolas que captam a nossa atenção.


Vidago

Quem vem de sul, há uma outra paragem obrigatória nem que seja para apreciar por momentos a beleza daquele local. Além de Chaves, todas as zonas envolventes são conhecidas pelas suas termas desde há vários anos, podendo encontrar nomes conhecidos como Carvalhelhos ou Pedras Salgadas. Um dos locais muito conhecidos por esta mesma razão é Vidago, onde é possível ver vários edifícios de outros tempos, quase como palácios (infelizmente alguns muito degradados). Um dos locais mais conhecidos é hoje em dia um hotel, mas com um jardim cheio de cantos e recantos que nos fazem suspirar em cada um dos detalhes. Acho que o outono tornou-o mais belo ainda com as suas cores e acho que um dia terei de experienciar uma noite naquele hotel que parece ter saído dos contos de fadas.

Chaves como muitos devem saber é uma cidade do…