Ferramentas de Beleza

Ferramentas de Beleza


Já não é novidade para ninguém que o mercado está recheado de ferramentas que podem potencializar as acções dos produtos de beleza. Desde aqueles tratamentos mais complexos que podemos encontrar em locais especializados em cosmética até mesmo a algumas ferramentas que nos permitem tirar o melhor partido dos produtos em casa. A oferta é variada e hoje decidi reunir algumas que qualquer um pode usar em casa, em especial para potencializar a acção dos produtos no rosto.
 

De entre essas ferramentas, existem as elétricas e diria as mecânicas, mais simples sem qualquer tipo de motor e dependente apenas dos nossos movimentos. Estas são normalmente mais acessíveis mas também por vezes menos eficazes que as elétricas. Ainda assim são a ponte perfeita para quem precisa algo mais mas não quer gastar muito. Deste tipo de ferramentas tenho por exemplo esta escova com cabo, que ajuda e muito na etapa da limpeza de rosto. Muito simples: apenas uma escova com cerdas relativamente macias próprias para o limpeza de rosto. Como a acção mecânica da escova a limpeza é mais eficaz, limpando mais em profundidade. A minha é da YouthLab que veio num cofrett gentilmente e enviado pela marca, mas já encontram facilmente em outras lojas, incluindo Primark.
Uma outra ferramenta e que certamente já viram algumas vezes é o roller de jade. O propósito? Melhorar a circulação sanguínea e assim diminuir os "inchaços" e o efeito lifting, contribuindo para isso os movimentos sempre ascendentes. No meu caso, noto imediatamente alguma frescura (sem ser necessário colocar no frigorífico, mas se quiserem...) e para o inchaço sobretudo com a parte mais irregular, que parece ter uns picos que ajuda a ativar a circulação. É uma ferramenta ótima para relaxar mas confesso que nem sempre noto grandes resultados imediatos a não ser ficar mais relaxada e alívio até de alguma pressão. Estes roller de jade (existem também de quartzo...) não são fáceis de encontrar fisicamente mas já se conseguem encontrar em algumas feiras com produtos tradicionais ou então online na Cult Beauty. Se querem explorar mais este tipo de rituais, experimentem também o Gua Sha, uma pedra de jade mas plana e em formato de coração.


No que toca ao outro lado, ou seja de ferramentas elétricas, tenho a sorte de ter experimentado duas que estão disponíveis no mercado português. Há várias, mas estas penso que são as que suscitam mais curiosidade, em especial nos pontos comuns e naqueles que mais diferem: Clarisonic Smart Profile e a Luna2 da Foreo.

Em comum tem o factor limpeza, massagem e poderem ser usadas no duche. Com ambas (a Clarisonic Smart Profile, tem a possibilidade de colocar uma escova para massagem anti-idade também) é possível fazer massagem no rosto assim como a parte da limpeza. E além de ambas serem recarregáveis é a partir daqui que surgem as diferenças.

Para começar o formato é evidentemente diferente, uma oval e outra escova com cabo, em especial a Clarisonic Smart Profile, que tem um cabo mais alongado sendo que a maior parte das Clarisonic tem cabo (Aria, Mia2 por exemplo...). Depois há a parte das escovas, a Luna é toda em silicone, sendo a parte "frontal" indicada para limpeza e a do outro lado para massagem anti-envelhecimento. Para esta não existe substituição de escovas sendo a sua limpeza de certa forma mais fácil e também mais económica. Além disso outra das vantagens é a intensidade que pode ser regulada entre um total de 12.

A Clarisonic tem menos intensidades disponíveis, dependendo da adquirida, sendo que a Smart Profile é a que tem um número mais elevado entre todas da marca: 4 e ainda o botão turbo. À semelhança da anterior também é possível regular com botões +/- mas em modo smart  a máquina reconhece a escova colocada, ajustando automaticamente a intensidade (isto apenas na Smart Profile). A grande vantagem, é com o mesmo aparelho poder precisamente trocar as escovas. Claro que a pele e o tipo de pele não irá mudar, (no caso da Luna2, a rosa é para peles sensíveis) mas a finalidade sim. Por exemplo, no caso desta Clarisonic eu posso trocar facilmente a escova de limpeza para uma de corpo, de massagem ou até mesmo para colocar a base ! Além desta possibilidade ou não de trocar as escovas há mais argumentos que as diferenciam. Enquanto que a Luna2, funciona por pulsações T-Sonic, a Clarisonic funciona por oscilações. Para mim a sensação de limpeza uma comparada com a outra é totalmente diferente, sendo que acho muito mais eficaz a Clarisonic. Este para mim é o pequeno detalhe que fez toda a diferença ao optar por comprar uma Clarisonic mesmo depois de já ter a Luna2. Noto uma limpeza muito mais eficaz e imediatamente uma pele mais suave, ou seja, mais regular.

Mas afinal qual escolher?

Esta é uma questão que é muito pessoal. Eu identifiquei-me mais com a Clarisonic que com a Luna2. Em termos de portabilidade, caso seja alguém que viaje constantemente, a Luna pode parecer que ganha mas a Clarisonic tem versões mais compactas (MiaFit & AlphaFit). Acho que a possibilidade ou não de trocar escovas depende daquilo que procuram: se for só para limpeza ou vão querer algo mais além disso, ou o tipo de mecanismo de funcionamento. Se estiverem a pensar em escolher alguma, o melhor é mesmo experimentar. Podem encontrar a Luna2 da Foreo na Douglas e a Clarisonic na Sephora.
         

Sei que foi um post longo mas espero ter abordado os assuntos mais importantes, aqueles que suscitavam mais curiosidade. Caso tenham alguma dúvida que possa esclarecer não hesitem em partilhar nos comentários ou até mesmo por e-mail.
Já não é novidade para ninguém que o mercado e…