38 anos da Sincelo

38 anos da Sincelo

A Gelataria Sincelo está em festa ! Está a comemorar 38 anos, no mesmo local onde tivera sido inaugurada em plena cidade do Porto. Desde aí que muitos foram os visitantes que se tornaram clientes fiéis aos sabores únicos que o espaço oferece. Em jeito de comemoração, fui convidada a revisitar o espaço, conhecer os sabores (alguns ainda não conhecia, como o de chocolate com stevia...) e também visitar os bastidores que é como quem diz, a fábrica onde tudo acontece.




O final da tarde na gelataria começou pela prova de alguns dos sabores que por ali existem. Desde os tradicionais sabores de iogurte, canela até a alguns bem mais recentes, tivemos a oportunidade de experimentar alguns dos que fazem parte da história daquele espaço nos últimos anos.
[

[/one_third_col][one_third_col_last]
[/one_third_col_last]



A fábrica é mesmo onde tudo acontece e foi aqui que conhecemos o André, a pessoa responsável pela produção dos gelados e que guarda todos os conhecimentos e segredos dos mesmos. Aqui conseguimos perceber um bocadinho melhor as tarefas e cuidados a ter na confecção dos gelados e sorvetes, tais como a ordem dos sabores a serem feitos, sendo os sorvetes os primeiros, seguidos dos de leite e de outros que possam conter alergéneos, para evitar contaminações. Conhecemos também a máquina que já ali está desde o início, 38 anos e que digo-vos não parece nada ! A nós, como equipa, coube a produção de dois sabores: melancia e maracujá, sendo que eu fiquei responsável por misturar todos os ingredientes do sabor de maracujá (e parece que me saí bem...). A seguir foi tempo de provar as nossas produções e que ótimas que estavam (graças ao André, pois claro!) Além disso conseguimos perceber porque alguns sabores são sazonais: alguns são devido aos ingredientes necessários para a produção nem sempre terem as características ideais, como as frutas ou de épocas festivas como é o caso da quadra natalícia por exemplo. Ainda ficamos a saber que é possível escolher uma taça memória, que consiste num sabor que possa não ter de momento na carta mas que há alguns anos tenham experimentado e se recordem. As receitas tem o André, as originais, passadas por quem ali começou a produzir e fiéis ao longo dos anos. Ainda assim o próprio admite por vezes ouvir ou saber de algumas opiniões dos clientes e fazer novas experiências...


















A visita ficou completa ao terminar com o bolo gelado, com 3 sabores, neste caso de chocolate, iogurte e maracujá na base. Este está disponível para quem quiser celebrar alguma ocasião de uma forma mais original, podendo os sabores serem personalizados. Além do bolo gelado e limonada fresquinha, provamos ainda mais alguns sabores que nos faz querer e desejar que a Sincelo por aqui permaneça mais uns 38 anos, pelo menos ! Obrigada pelo convite !
A Gelataria Sincelo está em festa ! Está a comemo…