×

Liliana Ferreira

Retinol na rotina diária

terça-feira, 19 de março de 2019
Retinol é um dos ingredientes mais conhecidos e amplamente usados na prevenção e correção dos sinais de envelhecimento. Ainda assim é preciso algum cuidado no manuseamento de muitos deles, uma vez que poderão ser fotossensibilizantes e por isso deverão ser usados apenas à noite acompanhado proteção solar alta durante o dia e até alguns deverão ser evitados por grávidas. No entanto se quiserem mais informação, até de uma forma mais detalhada e completa podem ver o post da Marta no pele que habito sobre retinóides.

Já tinha experimentado as patches de olhos Pure Retinol Express da gama Benefiance WrinkleResist24 da Shiseido, e notei alguma luminosidade na zona de contorno de olhos mas na altura ficou por aí. Mais recentemente com a promoção do 3 por 2 da The Ordinary na maquibeauty decidi arriscar num dos produtos, e comprei o que denominava-se com a concentração mais baixa, o de Retinol 0,2% em Esqualeno, tal como a própria marca recomenda.

Na primeira noite não senti grandes efeitos adversos que a marca refere que podem ocorrer no entanto, na noite seguinte apliquei e já senti depois a pele mais sensibilizada. Decidi fazer uma pausa de cerca de uma semana até voltar a aplicar novamente. Nessa pausa, passei pela Sephora e vi o Retinol Tonic da Pixi Beauty e decidi que poderia ser um bom tónico a utilizar para continuar a "habituar" a pele. Definitivamente deveria ter começado pelo tónico antes de passar ao The Ordinary. Aplico à noite depois de desmaquilhar e limpar a pele embebendo o tónico em discos de algodão. A pele fica mais luminosa e com poros menos visíveis e com um aroma (que adoro!) de flor de jasmim com um pouco de lavanda até, que ajuda a relaxar. Parece-me indicado para peles que são menos tolerantes ao uso de retinol e até para quem tem receio e esteja a começar. Continuo a usar agora da The Ordinary mas de forma intermitente e notando menos sensibilidade.



Mas de rosto só não era suficiente, e na verdade já começam a aparecer algumas linhas na zona dos olhos (os 30 estão cada vez mais perto...). Após ver tantas boas recomendações da linha, incluindo várias fotos do google de antes e depois decidi que teria de experimentar o Redermic R corretor anti-idade concentrado intensivo de olhos da La Roche Posay.

Um produto relativamente recente, e que apesar de não fazer parte da rotina não pude deixar de experimentar, são também as cápsulas de retinol ceramide da Elizabeth Arden. Uma forma habitual de apresentação de alguns dos séruns da marca e em especial desta linha Ceramide, permite a aplicação da quantidade perfeita e nas melhores condições, já que este tipo de embalamento minimiza o contacto com o ar e confere uma aplicação mais higiénica.
O que me deixou mais reticente em relação a este produto foi o cheiro a silicone, que apesar de rapidamente desaparecer depois de aplicar, é algo que não gosto de sentir.
Além disso o retinol parece estar em pouca concentração (na lista de ingredientes aparece mais no final). Isto não é algo negativo, pois parece ideal para quem quer começar a introduzir o retinol na sua rotina diária e teve sempre algum receio por causa dos seus efeitos secundários. Neste caso,  a Ceramida pode ajudar a manter a hidratação da pele e a recuperar a barreira cutânea.

Cuidados a ter com Retinol

  • Este tipo de produtos devem ser aplicados à noite
  • Durante o dia aplicar e reforçar com um fator de proteção solar alto;
  • Evitar usar no verão, pois é quando estamos mais expostos à luz solar;
  • Reforçar a hidratação da pele, podendo ser usados produtos cicatrizantes como Cicaplast ou Cicabio já que há zonas que tendem a ficar mais secas e até a escamar.

Quem quiser ver mais produtos e com ótimas descrições, aconselho a verem o post da Marlene no seu blog aqui.

Quem daí já se rendeu ao retinol? Quais os produtos que usam?



Alguns dos links deste post podem resultar numa pequena comissão, se efetuadas compras a partir dos mesmos.
Retinol é um dos ingredientes mais conhecidos e a…

4 comentários:

  1. Estive mesmo inclinada a experimentar o Retinal da The Ordinary, mas tive sempre aquele receio de que poderia correr mal. No entanto, engravidei..vou ter que deixar para mais tarde. Mas não sabia que havia um tónico da Pixi, adoro a marca, e isso deixou me super curiosa.

    Fiquei muito mais esclarecida em relação aos produtos e com o Retinal, mas vou ler os posts que recomendaste. :)

    Beijinhos!
    Stephanie's Daily Beauty

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor é não arriscar e caso haja alguma dúvida questionar sempre o médico. Existem outras opções mais suaves para combater os sinais de idade que certamente se adequarão ao seu estado. O tónico da Pixi é mesmo suave e tem um cheirinho ótimo. Ah e felicidades nesta etapa tão bonita ! :)
      Um beijinho

      Eliminar
  2. Este post veio mesmo a calhar! Andava a ver o que havia na promoção da Wells mas confesso, o retinol é coisa que me assusta um bocado - não sei se por ver tantos avisos sobre ser sensibilizante e desidratante...mas agora fiquei com vontade de experimentar os mesmos de que falas neste post :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jiji no caso da The Ordinary, a marca recomenda o Granactive Retinoid 2% in Squalane por causar pouca ou nenhuma irritação. No caso do Redermic R de olhos, dei-me lindamente mas claro cada caso é um caso. Tenta seguir tudo à risca (usar apenas à noite e abusar do protetor e hidratação) e se for necessário alternar nos primeiros tempos. :) um beijinho

      Eliminar