IPL em casa com Philips Lumea

IPL em casa com Philips Lumea

Philips Lumea O verão e bom tempo chegaram oficialmente e com eles a vontade de mostrar as pernas em vestidos e calções! Para isso queremos as pernas (e outras zonas do corpo) suaves e livres de pêlos indesejados (e eu falo por mim!). 

Nesta busca por uma pele mais suave e sem (ou com menos) pêlos, há uns tempos deparei-me com um aparelho com sistema IPL. Depois de ler algumas reviews muito positivas e que se enquadravam no meu tipo de pele, decidi arriscar numa Philips Lumea Advanced (a minha é o modelo SC1997/00, mas existem outros).

IPL?

Mas o que é isto do IPL? IPL é a sigla para Intense Pulsed Light (luz intensa pulsada) uma tecnologia que tem como objetivo imitar de certa forma a luz pulsada usada por profissionais mas em casa e com toda a segurança. Este sistema atua na raíz do pêlo com impulsos de luz, enfraquecendo-os e diminuindo gradualmente a sua aparição. Estes são as grandes 

Infelizmente, apesar dos prós serem muitos, o principal contra está no facto de os resultados serem especialmente eficazes para fotótipos de pele clara e pêlo muito escuro (o meu caso!) não funcionando para pelos ruivos, louros claros e brancos/grisalhos. Além disso, apesar de diminuir a aparição de pêlos com as utilizações (de 15 em 15 dias é o período recomendado pela marca, sendo que o tempo entre sessões vai aumentando) , é necessário numa última fase repetir o tratamento pontualmente para manter os resultados. 

É necessário alguns cuidados, em especial no que concerne à luz solar. É recomendado algum tempo de pausa entre as sessões e a exposição solar ou o solário. 

Como utilizar Philips Lumea Advanced?

Antes de começar é importante garantir que os pêlos estão "rentes". A depilação deverá ser feita com lâmina, aparelho de corte ou cera, evitando o uso de cremes depilatórios já que podem causar efeitos adversos. No caso da depilação a cera, é necessário aguardar 24 horas antes de usar.
Depois é importante definir a intensidade, que vai de 1 até 5. Para isto poderá ser utilizada a aplicação (que falo mais abaixo) ou ir testando segundo as instruções incluídas no aparelho. Nas primeiras utilizações, poderá serem iniciados os disparos na intensidade mais baixa, subindo a intensidade se sentir confortável e sem dor em diferentes zonas e aguardar 24 horas. No meu caso, por ter uma pele branca e com pelo escuro, posso e devo aplicar as intensidades mais altas. Por exemplo, nas pernas tolero bem a intensidade 5, sendo que noutras zonas, esta intensidade já tem de ser menor. 

Este método não deverá causar dor, pelo que nesse caso deverá ser diminuída a intensidade ou até em último caso interromper o tratamento. 

Intensidade escolhida é agora altura de disparar! Não há nada mais fácil do que isto. Ao encostar à pele, se bem posicionado, a luz branca na traseira (onde tem a designação ready) acende e está pronta a disparar! O disparo é feito num pequeno botão à frente. Disparado, aguardar 1 ou 2 segundos a piscar, passar para a próxima zona e repetir. É mesmo assim fácil! De salientar que não deverão ser feitos 2 disparos seguidos na mesma zona. 

Este dispositivo permite que possa ser usado levantando e disparando (Stamp & Flash) ou deslizando, mantendo o botão pressionado ( Slide & Flash) que é perfeito para grandes áreas como no caso das pernas.

O dispositivo faz um pequeno barulho graças a uma ventoinha incorporada, semelhante ao dos computadores, servindo para evitar o sobreaquecimento do aparelho. Não incomoda e certamente a muitos passará despercebido.

Duração e tempos recomendados de tratamento

Devido ao crescimento do pêlo consistir em diferentes fases e por isso não estando todos na fase de crescimento, a marca recomenda um total de 8 semanas de tratamento seguidos de retoques.
É recomendado o uso numa fase inicial (as primeiras 4 a 5 sessões ) num período de 15 dias entre si.
Após esta fase deverão ser feitos pequenos retoques a cada 4 semanas e numa fase final a cada 8 semanas. Claro que estes cálculos são estimados e dependem da pele, velocidade de crescimento do pêlo e até mesmo da intensidade utilizada.

No caso de quem queira bronzear antes ou depois das sessões deverá ter alguns cuidados:
  • após cada sessão, aguardar 48 horas antes da exposição solar e usar SPF50+;
  • depois de bronzear, aguardar cerca de 2 semanas até usar novamente o dispositivo;

Este modelo vem com dois adaptadores: para corpo e rosto. No caso do adaptador de rosto, é incluído ainda um filtro extra para uma maior segurança no tratamento do rosto, não sendo recomendado o uso nas sobrancelhas. Além do dispositivo Lumea e destes adaptadores, inclui ainda uma pequena bolsa de viagem e claro, o adaptador para ligar à corrente.

App Lumea IPL

Como opção poderá ser instalada a aplicação Lumea IPL (aqui para Android) com diferentes funções que ajudam a direcionar o tratamento para melhorar os resultados. Além de sugerir qual a intensidade adequada (entre as 5 disponíveis) para a pele e pêlo indicado ainda fornece artigos com informação útil e permite agendar os tratamentos de cada zona, notificando quando deverão ser feitos. A aplicação permite ainda introduzir o número de série e a data de compra.


Veredito Final

Em todo o tempo de utilização nunca notei qualquer efeito adverso como irritação ou prurido, que só reforça aquilo que a marca diz como sendo um método seguro para utilizar em casa. Aliás, este foi um dos maiores fatores que me fez avançar: não estou dependente de agendas de outros, sendo uma mais valia ainda para quem não adora expôr o seu corpo a desconhecidos. 

O preço é realmente um pouco salgado, mas fazendo as contas das vezes que poderá ser usada para o efeito face a outros métodos, talvez compense o investimento. Além deste, um outro contra é porque atua numa pequena área de cada vez, podendo haver falhas. Outro ponto negativo prende-se com a sua baixa eficácia em peles mais morenas e/ou com pêlos mais claros, como referido anteriormente.

Após algumas sessões são notórias as zonas com pêlos em falta, sendo que na zona das virilhas foi onde notei mais falhas, sendo que ainda assim está longe daquilo que pretendo, pois não posso usar uma intensidade tão elevada (e em parte por minha culpa que me desleixei também). Nas pernas por já ter feito anteriormente sessões de luz pulsada e laser (não me lembro já qual foi pois foi há algum tempo) já haviam bastantes falhas, sendo que esta foi a ferramenta ideal para complementar.

Sendo assim não posso deixar de recomendar vivamente a quem queira um tratamento mais duradouro algo e a longo prazo ( a lâmpada está desenhada para cerca de 250 000 impulsos de luz). 

Gostava muito de saber a vossa opinião, se já usaram ou se ficou alguma dúvida.
  
O verão e bom tempo chegaram oficialmente e co…