Bari, Itália

Bari, Itália

Porto Ghiacciolo Itália é sem dúvida um país muito rico a nível cultural e história e por isso acaba por ser um destino muito apetecível para viajar e "turistar".

Eu que nunca tinha ido a Itália acabei por começar por uma região a sul, mais concretamente "no salto da bota". Esta é só uma das regiões, localizada no lado que é banhado pelo Mar Adriático com praias de azul infinito. Passei quase 4 dias por lá e hoje venho falar do que conheci e da experiência no geral. Bari Italy

Bari Vecchia e Spiaggia Pane e Pomodoro

Ficamos alojados muito próximos da praia de Pane e Pomodoro (juro que o nome da praia!). Por esta razão, eram regulares os passeios até Bari Vecchia e à zona central não muito longe dali.

No primeiro dia, ficamos pela zona de Bari, para onde fomos a partir do aeroporto de comboio. Almoçamos num restaurante ali perto que foi uma verdadeira surpresa, o Buò onde comi uma massa carbonara que provavelmente foi a melhor de toda a minha vida.

A avenida Lungomare Nazario Sauro, acabava por ser o ponto que ligava o local do nosso alojamento a Bari Vecchia e à zona mais central, que à noite parecia acordar. Era impossível ficar indiferente aos edifícios nessa avenida. À noite enchia-se de energia com pessoal mais jovem (onde pelo que entendi as botas texanas eram a grande tendência) e mais velho que se juntava, sendo que era também habitual aparecerem carros de alta cilindrada e alguns desportivos pouco comuns. E não poderia faltar o gelado no final e acabamos por encontrar uma gelataria estilo artesanal, a Gentile.

Também em Bari, num dos dias escolhemos jantar no Sapori Solari e aqui a escolha recaiu sobre o filet mignon. 

Alberobello

Sem dúvida que um dos pontos altos foi Alberobello, cidade património da humanidade da UNESCO. No dia que a previsão era de chuva extrema, partimos da estação de Bari Sud Est em direção a Putignano. Em Putignano teríamos de mudar para autocarro ou comboio com paragem em Alberobello. Foi um verdadeiro desafio, pois como perdemos o comboio seguinte, sabíamos que haveria um autocarro. Havendo imensas paragens, autocarros (mas escolares!) foi difícil e simplesmente desistimos do autocarro.  Acabamos mesmo por ir de comboio e arriscamos quase a ficar sem almoçar. Tudo fecha às 15:00 - podendo quem quiser prolongar a estadia na esplanada mas com o serviço de mesas encerrado.

Alberobello Alberobello

Aventuras à parte, Alberobello é sem dúvida um local único que merece a visita e faz valer a pena toda a dificuldade para lá chegar. Os trulli (plural de trullo) são construções utilizadas por agricultores para habitação que remonta aos séculos V e VI. Diz-se também, que o formato cónico destas casas serviria para uma fuga aos impostos da época - com um telhado que poderia ser facilmente destruído e construído, passariam por "armazéns" ou casas abandonadas. Os símbolos nos telhados dizem uns que serviria para distinguir entre elas mas também são associados a símbolos de proteção místicos.

Hoje em dia, foram transformadas para o turismo com restaurantes, pequenas lojas de produtos locais e souvenirs e/ou até mesmo alojamento local.

Alberobello

Alberobello Alberobello

Alberobello

Monopoli

A visita a esta cidade surgiu como resultado de mais uma das aventuras desta viagem. Mais uma vez partimos de Bari Marconi, a estação mais próxima do alojamento, até Monopoli e dali iríamos visitar as praias. Por 2 dias não conseguimos os horários de verão (época alta) com autocarros regulares que ligam Monopoli às praias e então como tínhamos algumas horas fomos explorar a área.

Monopoli

Monopoli foi mais uma agradável surpresa, uma cidade que parece ser tipicamente italiana cheia de cantos e recantos cheios de charme. Não resisti a tirar algumas fotografias num dos baloiços de uma das ruelas, algo tipicamente turístico. Por ali também acabamos por almoçar, sendo que parece ser uma área mais turística e por isso com mais restaurantes e lojas, optamos por almoçar no Condomínio 60.

Risotto carnaroli allo zafferano, seppia al nero e scampo al lime

Porto Ghiacciolo

O destino final era então Porto Ghiacciolo - um areal proximo de um castelo, o Castello di Santo Stefano com águas azuis infinitas. O areal não muito grande, é ladeado pela muralha do castelo que entra no mar adentro, um bar da praia e nas traseiras aquilo que parece ser uma zona de alugar guarda-sóis. Na água é comum ver pequenos barcos e até motas de água mas o que as águas escondem são pequenos peixes que mordem os mais distraídos.

Porto Ghiacciolo

Na última manhã, antes de regressarmos fomos até à zona das lojas de Bari e almoçamos uma pizza na L'Antica Pizzeria da Michele. O serviço demorado foi o que menos apreciei, ainda assim, a pizza era maravilhosa e o restaurante tendo-se apercebido do nosso descontentamento tentou remediar a situação.

O que mais gostamos e menos gostamos?

⬆️Comida e preço

A relação qualidade preço é incrível, falamos aqui de alguns locais onde comemos e gostamos mas poderíamos falar de muito mais. Claro que estamos em terra onde pizzas e pastas, estas acabaram por ser as nossas escolhas. 

⬇️ Transportes

A fraca acessibilidade, sem taxis disponíveis nem qualquer rede de serviços estilo Uber. Dificulta também quase ninguém perceber inglês (mesmo os mais jovens!), sendo mais fácil nós percebermos o italiano que eles o português.

Itália é sem dúvida um país muito rico a nível c…