Byredo Bal d'Afrique

Byredo Bal d'Afrique

Byredo Bal d'Afrique Eau de Parfum Certamente que nesta altura já reconhecem estes frascos com design minimalista, certo? A primeira fragrância Byredo que trouxe cá foi a Inflorescence: uma fragrância que é pura primavera concentrada num frasco. 
Fascinada pela diferença das fragrâncias da marca e decidi arriscar numa outra fragrância: Bal d'Afrique Eau de Parfum. Byredo Bal d'Afrique Eau de Parfum
Byredo Bal d'Afrique Eau de Parfum
Byredo Bal d'Afrique Eau de Parfum
Bal d'Afrique é uma carta de amor de Ben Gorham, fundador da Byredo, a África e uma das primeiras fragrâncias da marca também. Inspirado pelas viagens e estadias do pai descritas nos seus diários, esta fragrância reflete a maneira como ele vê a cultura africana e a sua influência. Uma junção entre o avant-garde parisiense dos anos 20 e a cultura africana, marcada pelas danças, música e arte. E de facto, não é difícil sermos transportados para este cenário. 

Quando olhei as notas imaginei que fosse mais quente que o que realmente é, mas apesar do âmbar negro e almíscar, das notas de base fazem parte também o vétiver e o cedro marroquino. Aliás o vétiver é uma das notas que perdura e se mantém desde o momento em que é aplicado até quase já ser imperceptível. 

No topo encontra-se inesperadamente cravo-africano (African Marigold), uma planta com um aroma forte combinado com bergamota para mais um toque de frescura e bucchu (Agathosma Betulina), uma planta nativa do sul de África. Nas notas de coração encontra-se o lado mais floral com violeta, ciclamen e jasmim. 

Para mim é uma junção perfeita e nada óbvia de um lado fresco e verde dado pelo vetiver e bergamota com o lado mais floral da violeta e cíclame. 

Se tivesse de falar de uma fragrância que acho similar, falaria da Infusion de Vetiver de Prada. As semelhanças começam logo por ambas serem definidas como unissexo/compartilháveis e tem em comum as notas de vétiver e de bergamota. Ainda assim acho a da Byredo um pouco mais feminina, talvez pelo lado floral com ciclamen, violeta e pela ausência de especiarias. Apesar de ambas serem eau de parfum, a da Byredo parece durar mais na pele. Byredo Bal d'Afrique Eau de Parfum
Byredo Bal d'Afrique Eau de Parfum
Byredo Bal d'Afrique Eau de Parfum
Algo me diz que não ficarei por aqui no que toca a Byredo. Não sei se continuarei nas fragrâncias ou irei experimentar outros produtos como velas ou creme de mãos. Ando com a maquilhagem debaixo de olho também.
Certamente que nesta altura já reconhecem estes…